sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Nesta seção temos como intuito a criação de uma proposta de aula sobre o tema "Lixo urbano e reciclagem".O passo-a passo da ministração dessa, se encontra a seguir:


a)Texto para introdução do tema:

Para introdução da aula sugerimos o poema "Pazer Em Te Conhecer" escrito por Samuel Morais.


Prazer Em Te Conhecer.


Sou tudo aquilo que você descartou.
Sou aquilo que você ignorou.
Até dizem que sou o que não faz falta
Ou aquilo que ninguém exalta.


Uns me vêem como resto,
Outros como fútil.
Uns poucos como desonesto
E a maioria como inútil.


Ninguém percebe minhas riqueza
Ou meu enorme potencial.
Sou um mero efeito colateral,
Incapaz de ter beleza.


Posso não fazer parte da sua história,
E até mesmo ser considerado escória.
Me desculpe se não cumpro seu capricho.
Prazer, eu sou o lixo.



b) Sugestão de condução:


(Pelo fato do poema "mascarar" o seu real sentido até o ultimo verso, recomendamos que o professor não explicite o tema deste texto logo no início da aula.)

Inicialmente recomendamos a leitura do poema por um aluno, para estimular a participação do grupo.Após isso o professor releria o texto e em seguida questionaria os alunos sobre seu assunto principal.A partir disso, seriam propostas as questoes para os alunos responsponderem em pequenos grupos.Ao término das ativiades o professor faria a correção revisando/explicando todos os subtemas existentes

c)Questões propostas:

1)Responda:
a)Qual foi sua primeira impressão ao ler as primeiras estrofes do poema?
b)A leitura do ultimo verso mudou essa primeira impressão?
c)Escreva um pequeno parágrafo sobre o(s) tema(s) do poema.

2)Quais são, respectivamente, os esquemas de rima encontrados no poema.

a)AABA/CCDD/EFEF/GHGH
b)AABB/CDCD/EFFE/GGHH
c)ABAB/CDDC/EEFF/GHGH
d)AABB/CDCD/EFFE/GHHG

3)De acordo com o poema o lixo se apresenta triste. Leia as duas últimas estrofes do poema e diga o motivo da tristeza do lixo?



d)Resultados:

Gabaritos:
1)
a)Pessoal
b)Pessoal
c)O poema apresenta como tema principal "o lixo", presente no cotidiano de todo ser humano.Neste poema, o lixo passa por um processo de personificação ou prosopopeia (quando atribuímos sentimentos humanos a objetos inanimados).


2) Opção B

3)O lixo está triste porque a maioria da população o enxerga como algo sem (re) utilidade, uma vez que o lixo é, muitas vezes, ignorado pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário